sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Mais detalhes da Caparica...

Como o mar tem estado generoso e com águas minimamente cristalinas à porta de casa, tenho continuado a mergulhar aqui na Costa da Caparica...
Com os olhos bem atentos para os pormenores, vou encontrando mais espécies de nudibrânquios... Desta vez deparei-me com este vistoso animal.

Segundo o João Pedro Silva (quem me ajuda a identificar estes pequenos seres...) 

"Spurilla neapolitana - Pela coloração, deve ter comido actinías (comem anémonas de várias espécies). Normalmente encontro-os mais castanhos por causa das outras anémonas (Anemonia viridis, Aiptasia mutabilis). Estes são movidos a "energia solar": as anémonas possuem algas microscópicas nos tecidos com as quais vivem em simbiose (zooxantelas). Quando o nudibrânquio come as anémonas, não digere as algas (não se sabe como...) e passa a inclui-las nos seus tecidos... e elas continuam a fazer fotossíntese. Estes nudibrânquios com muitos processos no corpo, "cerata", normalmente possuem cores dependentes do alimento (aliás, na maior parte dos casos, o que vemos é a glândula digestiva dentro dos cerata já que a parede é translúcida ou transparente)."


Spurilla neapolitana


Sem comentários: